O advento do Natal
- Ministério Mulher de Fé
- 16 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2019
Como calculamos a data possível do Nascimento de Jesus
Uma maneira de determinar a data do nascimento de Jesus é obtê-la com informações sobre João Batista. Izabel, mãe de João, era prima de Maria e esposa do pai chamado Zacarias, que pertencia à "classe" de Abías. (Os sacerdotes eram divididos em 24 classes e cada classe ou turno, oficiados no templo por quinze dias. 1 Crônicas 24:1
Lucas 1: 5 Havia nos dias de Herodes, rei da Judéia, um certo sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abias, cuja esposa era uma das filhas deArão.
1: 8 Mas aconteceu que, enquanto Zacarias exercia seu ministério sacerdotal diante de Deus, de acordo com a ordem indicada ao seu grupo
1:11 Foi então que um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.
1:13 Mas o anjo lhe disse: Não temas, Zacarias, porque o teu pedido foi ouvido, e a tua mulher Isabel dará à luz um filho, e tu o chamarás de João.
📷
Neste gráfico, vemos que o ano judaico começou no mês de Nisan, em 15 de março de nosso calendário. Então Abías teve que ministrar o oitavo turno, esta é a segunda metade do mês de Tamuz, para nós, entre 15 e 30 de junho.
Isso nos leva a concluir que João foi concebido possivelmente em 1 ou 2 de julho e nasceu 9 meses depois, no final de abril.
O nascimento de João e o de Jesus foram separados por 6 meses.
Portanto, Jesus nasceu no final de setembro ou no início de outubro. Os estudiosos do assunto concordam que ele nasceu em 29 de setembro, data que coincidiu com a festa dos tabernáculos do ano 4 aC.
Lucas 1:24
Breve história da origem do "Natal"em 25 de dezembro.
Sol Invictus ("Sol Invicto" ou "Invencível") era um culto religioso em direção a uma divindade solar iniciada no final do Império Romano. O Festival do nascimento do Sol não conquistado (Dies Natalis Solis Invicti) indicou que nasceu um novo sol que venceu a escuridão e que, a partir do final do solstício de inverno (21 de dezembro), os dias seriam mais longos. Este festival decorreu de 22 a 25 de dezembro.
No ano 274, o imperador Aureliano tornou-se oficial do culto ao Sol Invictus, juntamente com as outras tradições romanas 1. Esse deus foi muito favorecido pelos imperadores que seguiram Aureliano e apareceu nas moedas cunhadas até a chegada de Constantino I.3 Durante o tempo desse imperador, a religião do sol se tornou a religião oficial dentro do império.
Heliogábalo
O título de Sol Invicto ganhou popularidade pela primeira vez sob o imperador romano Heliogábalo, o adolescente imperador da dinastia Severos que impôs o culto a El Gabal, deus sol de sua cidade natal de Emesa (Síria).
Aureliano
Aureliano reforçou a posição do deus do sol, Sol (Invictus), como a principal divindade do panteão romano. Sua intenção era dar a todos os povos do Império, civis ou soldados, ocidentais ou orientais, um único deus em quem eles pudessem acreditar sem trair seus próprios deuses. Anteriormente, os pais do Sol sempre foram de baixa patente, agora eram pontífices e membros do novo Colégio de Pontífices criado por Aureliano. Ele também criou Jogos em homenagem ao Sol. No entanto, durante seu breve reinado, ele pareceu seguir o princípio de "um deus, um Império".
Constantino
Os imperadores antes de Constantino gravaram o Sun Invictus em suas moedas oficiais, com a lenda SOLI INVICTO COMITI, para invocar o sol invicto como companheiro do imperador. As figuras do Sol Invictus, carregadas por porta-estandartes, aparecem em três lugares nos relevos do Arco de Constantino. A moeda oficial de Constantino continuou a levar a lenda sobre o Invictus do Sol até 323. Constantino decretou em 7 de março de 321 que o falecido Solis, ou seja, no domingo, seria o dia romano de descanso:
No venerável dia do sol, os magistrados e os habitantes da cidade poderão descansar e todas as oficinas serão fechadas. No campo, as pessoas ligadas à agricultura podem voluntariamente e legitimamente continuar seu trabalho, pois muitas vezes acontece que o dia seguinte não é adequado para semear ou plantar vinhedos, porque teme-se que, ao deixar o momento certo para a passagem de tais operações, se perca O favor do céu.
Código de Justiniano III, 12, 2.
A religião do Sun Invictus continuou a fazer parte da religião do estado até o paganismo ser oficialmente abolido por decreto do imperador Teodósio em 27 de fevereiro de 380.
Teodosio
A festa do Sun Invictus, foi finalizada pelo famoso edito de Thessaloniki of Theodosius I em 27 de fevereiro de 380, no qual o imperador estabeleceu que a única religião do estado era o cristianismo niceno, proibindo de fato todas as outras. Em 3 de novembro de 383, o dia de descanso, dies solis, será renomeado como dies dominicus, no domingo. [1]
[1] Informações extraídas da Wikipedia
Comentários